TRANSMISSÃO AO VIVO

cultoaovivo2

Cultos gravados

cultos-gravados

BUSCA


Como chegar a PIBN

Digite o seu endereço.
Endereco:
Cidade:
Estado:
CEP:

Acompanhe a PIBN

Boletim Dominical

atividadespibn

PEDIDO DE ORAÇÃO

FAÇA AQUI O SEU PEDIDO DE ORAÇÃO ON LINE

Nome:

Telefone para contato:

E-mail:

Seu pedido:
 

Climatempo

Infanto-Juvenil PDF Imprimir E-mail

“Naquela hora chegaram-se a Jesus os seus discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus? Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles...”(Mt 18.1e2)

Prólogo/Justificativa

A mensagem de Jesus deve ser pregada às crianças não só porque elas fazem parte do mundo e estão incluídas na expressão “toda criatura”. Mas, sobretudo, a mensagem de Jesus deve ser pregada às crianças porque o Mestre tem um carinho todo especial para com elas: zangou-se quando tentaram impedi-las de se aproximarem dele, elegeu-as como os maiores no reino dos céus, considerou-as relevantes numa época em que sequer eram contadas. Jesus enxerga todo o potencial de uma criança, Jesus se identifica com a pureza de seus corações. Jesus sente vontade de se relacionar com elas e de suprir suas necessidades – que, diferentemente do que supõem alguns adultos, são muitas... Não fossem estes motivos suficientes para se trabalhar com os pequeninos, acrescente-se o fato de que têm grande receptividade à Palavra e “contagiam” toda a família. Ademais, aquilo que aprendem dificilmente esquecem.

Missão e Objetivo Geral

O Ministério Infantil da Primeira Igreja Batista de Niterói constitui-se de um conjunto de ações realizadas com crianças de 0 a 11 anos, englobando os serviços de berçário, escola bíblica dominical e culto infantil. Cada uma dessas áreas tem um direcionamento em particular; no entanto, o objetivo geral e principal de todo o trabalho com as crianças é levá-las a conhecer a Deus e o plano da salvação. Os pequeninos são incentivados a buscar e adorar ao Senhor, a servi-lo e a compartilhar o evangelho com outras pessoas.

Foco

O foco principal das atividades realizadas com as crianças são as lições bíblicas. Ressaltamos o caráter verdadeiro da palavra de Deus e a necessidade de se obedecer aos ensinamentos nela contidos para se ter uma vida plena e abençoada.

 

Estratégias

Assim como Jesus ajustava suas mensagens ao seu público-alvo, usando parábolas com temas recorrentes entre o povo, também nós, no trabalho infantil, devemos recorrer a estratégias de linguagem e comunicação apropriadas para transmitir a palavra de Deus a cada faixa etária. Aqui reside a grande questão: tornar a mensagem bíblica acessível não quer dizer simplificá-la ou reduzi-la, mas torná-la significativa e marcante para a criança. Para isso, lançamos mão de monólogos, teatro de bonecos, esquetes, pantomimas, jograis, entre outros; sempre contextualizando a linguagem e a mensagem, trazendo-a para o dia a dia da criança. Os cânticos reforçam as verdades bíblicas estudadas e ajudam os pequeninos a exaltarem e adorarem ao Senhor.

A EBF (Escola Bíblica de Férias) acontece no mês julho, nas dependências da igreja. A duração é de três dias com o encerramento no culto domingo pela manhã, com a participação de toda a igreja. Contamos com o envolvimento de toda a liderança do ministério infantil, inclusive adolescentes. As nossas crianças são motivadas a convidarem outras crianças, pois o objetivo da EBF é evangelizar a todas crianças e suas famílias das quais podemos alcançar. No primeiro momento identificamos cada criança pela faixa etária com pulseiras coloridas. Formamos grupos para a entrada no salão principal, com muita música e alegria. O salão já se encontra ornamentado com o tema proposto! Damos boas-vindas e apresentamos a EBF: Tema, versículo bíblico, música. Após este momento ocorre a divisão por faixa etária. Temos sala de lição bíblica, de artes, de musicalização, de lanche e recreação na quadra. Temos também uma sala para os pais. Eles têm palestras, ensaio para apresentação do coro e atividades. No fechamento reunimos todos para agradecer e motivar para a volta no dia seguinte.

O Acampamento acontece no mês de janeiro, no acampamento da Primeira Igreja Batista de Niterói. São três dias de muita diversão e comunhão! É feita a inscrição com antecedência, assim como o planejamento de todas as atividades em reuniões com a liderança. Temos momentos de cultos, com músicas, orações e lição bíblica. Lazer com jogos, brinquedos e piscina. Às noites temos cultos e Festas temáticas.

O Encontro de Juniores acontece no mês de setembro, nas dependências da igreja. A proposta é um acampadentro. As crianças participam da jornada de oração na sexta-feira à noite, e logo após damos início ao nosso acampadentro, que vai até sábado à tarde. Temos filmes, palestras com temas atuais, dividido entre meninos e meninas, debates, brincadeiras dirigidas e refeições.

Estrutura

Berçário (Espaço Educacional Arca de Noé) - 0 a 3 anos/ das 10h às 11h30 e das 19h30 às 21h.

Num ambiente ao mesmo tempo acolhedor, seguro e atrativo, a criança aprende sobre quem é Deus e o que Ele faz, quem é Jesus e o que Ele faz. Através de estímulos sensoriais, atividades manuais, músicas, DVDs, contação de histórias e brincadeiras, as crianças experienciam as verdades bíblicas sobre o plano da salvação.

EBD ( 3 a 12 anos, das 8h45 às 9h50)

As crianças estudam a lição proposta na revista própria para sua faixa de idade e fazem trabalhos para fixar a aprendizagem da lição. As tarefas de casa são conferidas pelas tias e versículos bíblicos são memorizados. As salas dos menores dispõem de jogos educativos e brinquedos. As atividades propostas e a utilização dos brinquedos visam à memorização das histórias e ao desenvolvimento do controle motor, bem como do letramento. Os juniores também incluem na sua dinâmica de trabalho debates e gincanas de perguntas e respostas.

Culto Infantil (3 a 12 anos/de 10 às 11h30 e de 19h30 às 21h)

O culto infantil é o momento em que as crianças adoram ao Senhor expressando a Ele toda a sua gratidão e amor. Também depositam aos pés do Senhor seus pedidos, desejos, medos e aflições. É no culto que aprimoram a sua comunicação com Deus e aperfeiçoam a sua fé, à medida que aprendem as lições bíblicas contadas através de estratégias diversas. Reunimos todas as faixas etárias no momento inicial, que inclui louvor, adoração, oração, ofertório e reconhecimento dos visitantes. Após essa parte, apenas o grupo de 3 e 4 anos é convidado a ir para a sala de musicalização. Enquanto isso, todos os outros permanecem no salão principal, onde ouvirão a Lição bíblica seguida de um apelo. É um momento indispensável, visto que muitos pequeninos desejam entregar suas vidas a Jesus. Em seguida, o grupo maior é dividido em faixas etárias e convidado a participar das atividades nas salas específicas, que são: sala de musicalização, sala de oração e sala de memorização. Essas salas funcionam num esquema de rodízio, de forma que todas as crianças passam por cada uma delas. Toda a programação das salas gira em torno da lição, mas com um toque lúdico e divertido. Apenas o grupo de 3 e 4 anos não participa do rodízio. Após a musicalização, eles vão para uma sala equipada especificamente para os interesses dessa faixa de idade. Lá eles ouvem a lição bíblica numa linguagem própria para sua idade e com muitos recursos visuais para prender sua atenção. A seguir, fazem trabalhinhos mais táteis e concretos -- como colagem, pintura de dedo, dobradura, massinha -- para fixar a lição.

 

Aliança Batista Mundial Convenção Batista Brasileira JMM JMN UFMBB UHBB JUMOC CBF STBN