TRANSMISSÃO AO VIVO

cultoaovivo2

Cultos gravados

cultos-gravados

BUSCA


Como chegar a PIBN

Digite o seu endereço.
Endereco:
Cidade:
Estado:
CEP:

Acompanhe a PIBN

Boletim Dominical

atividadespibn

PEDIDO DE ORAÇÃO

FAÇA AQUI O SEU PEDIDO DE ORAÇÃO ON LINE

Nome:

Telefone para contato:

E-mail:

Seu pedido:
 

Climatempo

Principal Editoriais Espiritualidade cristã
Espiritualidade cristã PDF Imprimir E-mail
Na Igreja Batista de Horfield em Bristol, Inglaterra, onde fomos membros por cinco anos, existe um ministério chamado The Ministry of healing que reconhece a importância da espiritualidade cristã para os dias de hoje. Esse ministério é desenvolvido sobre dois pilares: a) O comissionamento de Jesus para que seus discípulos exerçam a cura e autoridade sobre toda a sorte de doenças e poderes malignos que dominam a vida das pessoas (Lc 9.1-6 e 10.1-9) e, b) A promessa do dom de curar dada pelo Espírito Santo à igreja primitiva (1 Co 12.4-11). Esse comissionamento e essa promessa jamais desapareceram. O Senhor continua convocando-nos para pregar, ensinar e curar.

O processo de cura, hoje em dia, envolve a participação de uma equipe que inclui o trabalho dos médicos, dos enfermeiros e demais profissionais da saúde; a fé e a oração; o amor e cuidado pastoral da igreja. A ciência reconhece esse ministério. Recentemente, em 06-07-15, a Revista The Lancet publicou um artigo (The view from above: faith and health), demonstrando que a fé pode influenciar tanto a saúde do enfermo quanto o comportamento dos profissionais, sendo esta um componente relevante para a conduta da equipe e o médico. Assim, quem tem sua fé firmada em Cristo, ajudará aqueles que estão carentes de cura.

Outro aspecto importante na cura é a espiritualidade cristã que vem através da leitura da Bíblia para os enfermos. O Salmo 41.3 diz: “O Senhor o sustentará no leito da enfermidade. Quando estiver doente, tu lhe afofarás a cama”. Já no Salmo 103. 1-3 temos: “É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades”. E, em Jeremias 17.14 é uma oração que o próprio enfermo pode fazer: “Cura-me, ó SENHOR, e serei curado [...]”. Esses e outros textos bíblicos ajudam ao enfermo a suportar a dor da enfermidade e ao pastor a ministrar a palavra de conforto e de cura, conforme o comissionamento e a promessa do nosso Senhor Jesus Cristo.

A leitura bíblica é uma ferramenta reconhecida pela medicina, no que refere ao cuidado dos enfermos, como publicado na Revista de Psiquiatria Clínica no artigo “A importância da integração da espiritualidade e da religiosidade no manejo da dor e dos cuidados paliativos”. Assim sendo, frente ao problema: até que ponto temos cumprido o ministério de cura diante da abertura que a ciência tem demonstrado para nós? Perguntamos: qual o desafio do ministério de cura, com relação à importância da espiritualidade cristã, frente à abertura da ciência?

Que possamos responder a esta pergunta para darmos atenção aos que sofrem.

Seu pastor e amigo,
J. Laurindo.

 

Aliança Batista Mundial Convenção Batista Brasileira JMM JMN UFMBB UHBB JUMOC CBF STBN