TRANSMISSÃO AO VIVO

cultoaovivo2

Cultos gravados

cultos-gravados

BUSCA


Como chegar a PIBN

Digite o seu endereço.
Endereco:
Cidade:
Estado:
CEP:

Acompanhe a PIBN

Boletim Dominical

PEDIDO DE ORAÇÃO

FAÇA AQUI O SEU PEDIDO DE ORAÇÃO ON LINE

Nome:

Telefone para contato:

E-mail:

Seu pedido:
 

Climatempo

Principal Editoriais Batistas e a Reforma
Batistas e a Reforma PDF Imprimir E-mail
Destacamos três princípios e duas doutrinas característicos dos Batistas que existiam antes mesmo da Reforma Religiosa, baseados na Teologia do Novo Testamento. São eles:

- Princípios:

1. Da “Autonomia e soberania da igreja local”.

2. “De Liberdade Religiosa, especialmente no seu corolário sociorreligioso de separação entre a igreja e o Estado”.

3. “De democracia, tanto em sua acepção individual como eclesiástica...”.

- Doutrinas:

1. “A doutrina da cooperação e associação voluntária intereclesiástica com suas características peculiares aos Batistas”.

2. “A doutrina bíblica de Missões que os Batistas sustentam, não obstante a oposição de forte corrente teológica oriunda da Reforma Protestante, especialmente, o Predestinismo Calvinista”.

Com base nesses princípios e doutrinas, o Pr. João Filson Soren deixa uma resposta mostrando que os Batistas não são Protestantes pelas seguintes razões:

a) Os Batistas “Não surgiram por força de qualquer movimento cismático da Igreja Católica, porque nunca lá estiveram”.

b) Os Batistas “Não surgiram da Reforma Protestante, porque não reconhecem naquele movimento sua antecedência histórica ou teológica, visto haver entre total discordância princípios teológicos dos Batistas e a teologia dos Reformadores Protestantes”.

c) “Os Batistas são mesmo cristãos apostólicos cuja doutrina crença e prática religiosa emanam , exclusivamente da teologia do Novo Testamento” [Revista Teológica, Ano I (nova Fase) Revista Teológica Dezembro de 1985, n. 2, Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, p. 42].

Diante do exposto, podemos reafirmar que cremos na justificação pela fé em Cristo e que, em termos doutrinários, procuramos nos firmar a cada dia nas doutrinas do Novo Testamento.

Somos parecidos em alguns aspectos com os seguidores da Reforma Religiosa, mas os princípios e as doutrinas acima expostos são de grande importância e não podem ser descartados.

Mesmo não sendo oriundos da Reforma Protestante, os Batistas agradecem a Deus pelo que Martinho Lutero e outros reformadores fizeram numa época tão difícil para a história da Igreja há 500 anos.

Que o Senhor continue abençoando as igrejas que mantém sua fé firmada na Palavra de Deus.

Seu pastor e amigo,
J. Laurindo.

 

Aliança Batista Mundial Convenção Batista Brasileira JMM JMN UFMBB UHBB JUMOC CBF STBN