TRANSMISSÃO AO VIVO

cultoaovivo2

Cultos gravados

cultos-gravados

Como chegar a PIBN

Digite o seu endereço.
Endereco:
Cidade:
Estado:
CEP:

Acompanhe a PIBN

Boletim Dominical

atividadespibn

PEDIDO DE ORAÇÃO

FAÇA AQUI O SEU PEDIDO DE ORAÇÃO ON LINE

Nome:

Telefone para contato:

E-mail:

Seu pedido:
 

Climatempo

Principal
Estudo bíblico no lar PDF Imprimir E-mail
Muito tem sido falado a respeito de se estudar a Bíblia em pequenos grupos nesses últimos tempos. Todavia, lembramos que na história da Igreja, a oportunidade de se reunir em pequenos grupos, remonta aos tempos do Novo Testamento. Paulo escreve aos Romanos destacando o valor da igreja que se reúne em casa (Ver Romanos 16.5,19).

É por isso que o pastor Márcio Tunala defende a seguinte tese: “Na igreja atual, os lares precisam ser redescobertos como um ambiente estratégico para a evangelização discipuladora” (Pequeno grupo multiplicador: compartilhando o amor de Deus por meio de relacionamentos. Rio de Janeiro: Convicção, 2014).

O estudo da Bíblia em lares passou a ser vivenciado por crentes em outras épocas e, também, chegou até nós. Por exemplo, há algum tempo, vimos como a Palavra de Deus foi estudada através dos chamados Núcleos de Estudos Bíblicos. Duas importantes razões para a existência desses núcleos são: “a) proporciona ao crente a oportunidade de ampliar a sua área de influência, no intuito de alcançar um maior número de pessoas para Cristo (vizinhos, familiares, colegas de serviço, de escola, ou lazer); b) permite a igreja romper as barreiras do tempo e dinamizar na penetração na comunidade, reunindo-se em dias, lugares e situações distintas” (MISSÕES NACIONAIS. Núcleos de estudos bíblicos. Rio de Janeiro: Oliverartelucas, 2010, p. 11).

Damos graças a Deus por irmãos que colocaram em seu coração o desejo de estudar a Bíblia em seu lar. Um deles é cientista norte-americano Gordon J. Van Wylen. Ele nasceu em 1920 e formou-se em Engenharia Mecânica na Universidade de Michigan em 1940. Foi Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica a partir de 1969 e posteriormente Reitor da referida Universidade. Aposentou-se em 1987. Mesmo sendo um homem muito ocupado, jamais deixou que a ciência o impedisse de estudar a Bíblia em casa. Em sua biografia encontramos o seguinte registro: “ele foi um cristão professo que manteve um grupo semanal de estudos da Bíblia em seu lar por mais de sessenta anos”. (http://www.filosofiadasorigens.org.br/fo/index.php/ruy-vieira-editor/60-o-segundo-principio-datermodinamica). Esse testemunho nos leva a afirmar que qualquer cristão, por mais ocupado que seja, pode separar um tempo para estudar a Bíblia em seu lar. Isso nos ajuda a estreitarmos mais a nossa comunhão. Também, oferece uma rica oportunidade para as pessoas que têm dificuldade de frequentar uma igreja. Num pequeno grupo elas se sentirão mais à vontade para compartilhar suas histórias, suas dúvidas, seus pensamentos, suas angústias e suas alegrias.

Para se ter um grupo de estudo bíblico no lar é necessário que seja separado um tempo próprio para essa atividade. Tempo este que esteja livre das obrigações do dia a dia. Também há de ser um tempo onde os componentes do grupo desligarão os seus celulares, a televisão ou qualquer outra mídia que venha competir com o estudo da Bíblia. Para se ter um bom resultado, o grupo deverá separar o melhor tempo para que os seus componentes possam se concentrar no que é mais importante: o estudo do Palavra de Deus.

O estudo bíblico no lar deve funcionar em horários que não conflitem com as outras atividades da igreja.

Que o Senhor nos ajude, a fim de que possamos ter muitos grupos de estudos bíblicos nos lares das queridas famílias de nossa Igreja.

Para tanto, Ele nos abençoe.

Seu pastor e amigo,

J. Laurindo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aliança Batista Mundial Convenção Batista Brasileira JMM JMN UFMBB UHBB JUMOC CBF STBN