TRANSMISSÃO AO VIVO

cultoaovivo2

Cultos gravados

cultos-gravados

BUSCA


Como chegar a PIBN

Digite o seu endereço.
Endereco:
Cidade:
Estado:
CEP:

Acompanhe a PIBN

Boletim Dominical

atividadespibn

PEDIDO DE ORAÇÃO

FAÇA AQUI O SEU PEDIDO DE ORAÇÃO ON LINE

Nome:

Telefone para contato:

E-mail:

Seu pedido:
 

Climatempo

Principal Editoriais Quanto vale uma Bíblia?
Quanto vale uma Bíblia? PDF Imprimir E-mail
No Brasil, os evangélicos comemoram o Dia da Bíblia anualmente, no segundo domingo de dezembro. É uma data muito significativa para todos os que creem na Palavra de Deus. Na palavra pastoral deste domingo gostaria de compartilhar algumas experiências que nos mostram o quanto vale uma Bíblia:

A primeira experiência trata-se do aprendizado que eu e meus quatro irmãos recebemos dos nossos pais Emiliana e José. Eles nos ensinaram a Palavra de Deus mesmo não tendo tido a oportunidade de estudar. Meu pai relatava que teve apenas 04 (quatro) noites de aula para aprender as quatro operações, cubar madeira e assinar o nome. Mesmo com tão pouca escolaridade, nunca deixou de ler a Bíblia, soletrando e aperfeiçoando sua leitura nela mesma e nas lições da Escola Bíblica Dominical. Gostava muito de recitar Josué 24.15 e Romanos 8.31. Lembro-me de um Novo Testamento de capa vermelha, letras grandes, que foi muito usado por papai. Para ele, aquele Novo Testamento era de grande valor. Minha mãe talvez tenha frequentado a escola por uns dois anos. Com essa instrução, leu a Bíblia umas vinte e duas vezes e foi professora da Escola Bíblica Dominical por mais de trinta anos em duas igrejas: a Igreja Batista em Alegre/ES e a Primeira Igreja Batista em Campo Grande/Cariacica/ES. O valor da Bíblia para a minha mãe era também inestimável. Ela amava a Palavra de Deus.

A segunda experiência sobre o valor da Bíblia, que gostaria de compartilhar com os queridos leitores, está relacionada ao tempo em que eu estudava na Inglaterra. Lá, pude ter em minhas mãos uma das primeiras cópias do Novo Testamento traduzido do Grego para o Inglês, por William Tyndale em 1526 d. C., que estava guardada no cofre do (Seminário Batista de Bristol) desde 1784 d.C. Ela me Bristol Baptist College foi apresentada pelo Reitor daquele Seminário e tive até que usar luvas para folheá-la. Em 1994 a Biblioteca Britânica resolveu comprar aquele exemplar que ficou conhecido como “o mais importante livro impresso em língua inglesa”. O preço foi pouco mais de um milhão de libras, hoje, algo em torno de cinco milhões e duzentos mil reais aproximadamente.

Uma terceira experiência que tive sobre o valor da Bíblia foi quando visitei a sede da Sociedade Bíblica na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. A Bíblia é tão estimada que está em uma posição de destaque logo na entrada principal do prédio da Biblioteca daquela Universidade. É interessante notar que a Sociedade Bíblica “foi fundada em 1804 com o objetivo de fornecer Bíblias e Novos Testamentos... numa língua que as pessoas pudessem entender e a um preço que pudessem pagar”. (http://www.lib.cam.ac.uk/collections/departments/bible-societys-library).

Existem, atualmente, só em nossa Língua Portuguesa, várias versões da Bíblia. Ninguém precisa pagar um milhão e seiscentos mil dólares para adquirir um exemplar do Novo Testamento. Mas, a pergunta que intitula esta reflexão visa mexer com o nosso sentimento e não com o nosso bolso: quanto vale uma Bíblia para nós hoje? Há aqueles que gastam um bom dinheiro comprando livros técnicos, científicos, históricos, ou filosóficos, mas não dão nenhum valor à Bíblia.

Portanto, se você e eu queremos conhecer a Jesus, leiamos a Bíblia. Se você e eu desejamos crescer na fé, leiamos a Bíblia. Se você e eu quereremos ter um relacionamento pessoal com Deus, leiamos a Bíblia. Ela vale mais do que o ouro, mais do que qualquer bem. Vale a pena lê-la. Ela é de grande valor. O cientista John Polkinghorne diz: “Ler a Bíblia pode mudar a sua vida” (Um cientista lê a Bíblia. São Paulo, Loyola, 1998, p. 17).

Seu pastor e amigo,
J. Laurindo

 

Aliança Batista Mundial Convenção Batista Brasileira JMM JMN UFMBB UHBB JUMOC CBF STBN