TRANSMISSÃO AO VIVO

cultoaovivo2

Cultos gravados

cultos-gravados

Como chegar a PIBN

Digite o seu endereço.
Endereco:
Cidade:
Estado:
CEP:

Acompanhe a PIBN

Boletim Dominical

atividadespibn

PEDIDO DE ORAÇÃO

FAÇA AQUI O SEU PEDIDO DE ORAÇÃO ON LINE

Nome:

Telefone para contato:

E-mail:

Seu pedido:
 

Climatempo

Principal
O maior tesouro PDF Imprimir E-mail
Quando eu era criança, gostava de assistir àquele quadro do programa Domingo no Parque, em que Sílvio Santos perguntava a uma criança dentro de uma cabine à prova de som, ouvindo música alta com enormes fones pretos, se ela trocava alguns objetos por outros. A criança não via, nem ouvia nada. Quando uma luz vermelha acendia na cabine, ela deveria dizer “sim” ou “não”... a sorte, então, era lançada:

__ Você troca essa bicicleta Caloi por uma bolinha de gude?

__ Sim!!, gritava a criança inadvertidamente para o desespero do público que via e ouvia e sabia muito bem o valor de um e de outro item.

Infelizmente, muitas vezes, nós parecemos essa incauta criança da cabine: sem discernir, trocamos o maior tesouro, a pérola de grande valor (Mt 13: 44), pelas coisas passageiras e fugazes deste século.

No Acampakids 2019, aprendemos que não é inteligente nem proveitosa tal troca, que devemos valorizar aquilo que realmente tem valor: Jesus e seu reino!! Esse conceito foi construído aos poucos, através de dinâmicas, jogos, brincadeiras, esquetes, participações especiais e, acima de tudo, no decorrer dos cultos.

Uma equipe de jovens e adolescentes, vibrantes e inspirados, liderados por Marcus Vinícius, e alguns personagens já atuantes no Ministério Infantil levaram a palavra com aplicação direta na vida das nossas crianças. Tia Raquel ensinou, através de várias técnicas e com muita criatividade, a guardar de cor o versículo-chave do nosso acampamento (Lc 12:34). Além disso, tivemos momentos de louvor muito animados, com Tio André Marx e banda e a participação ativa dos nossos jovens e adolescentes, quer cantando, quer motivando as crianças com coreografias pra lá de movimentadas. Não tinha como ficar parado: “Levante a mão direita...Uh! Uh!”, “Passa fogo no meu coração, oh Senhor!”, “Videira, videira, videira, vida: Jesus Cristo!”, “Som da terra vai subir, Sua glória descerá!”. Tivemos também nossos momentos de oração, clamor e quebrantamento ao som de louvores como “Lindo és” e “Yeshua”.A voz angelical de nossas crianças ressoando, exaltando o nome precioso do nosso Salvador era como um pedacinho do céu naquele lugar paradisíaco que Deus separou para nós!! Que momentos!!

Numa determinada ocasião, uma criança especial pede a palavra para orar. Tia Cidélia concede-lhe o microfone e o que acontece a seguir torna-se um dos momentos mais emblemáticos do nosso retiro…

O pequeno menino ergue um clamor fervoroso pelo seu pai, pela condição pesada e árdua do seu trabalho. E essa criança chamada “especial”, ao orar, entende que fazer uma oração é realmente manter um diálogo com o Todo-poderoso. Que naturalidade!! A ponto de usar expressões conversacionais, como “Entende, Deus?”... Ah, se todos nós orássemos assim, conversando mesmo com o Pai… Ah, se intercedêssemos pelo nosso pai da terra como aquele menino intercedia pelo seu paizinho... Quantas lições aprendidas por meio dessas crianças…

Aproveitamos a oportunidade que aquele menino nos dera e levantamos um clamor por essa figura masculina, que, em nome de um pretenso empoderamento de mulheres, tem, muitas vezes, sido diminuída e até ridicularizada... Sim, oramos muito pelos homens, para que fossem fortalecidos, íntegros e dedicados ao Senhor! Eles são a representação de Deus, o Pai, aqui na terra e, em virtude disso, são extremamente atacados. E como as crianças, jovens e adultos derramaram suas lágrimas no altar naquele dia clamando por suas famílias… Não podemos imaginar como, por de trás de famílias com fotos sensacionais em redes sociais, há histórias de medo, insegurança e dor. Para se ter uma ideia, na piscina, enquanto fazia lindas tranças na tia, uma criança muito doce compartilhava a dor de ter seu pai encarcerado… Há necessidade de carinho e restauração!! E nosso maior tesouro - Jesus - é o único capaz de restaurar!!

Poderíamos mencionar aqui as risadas e gritinhos que ecoavam por todo o acampamento, o famoso futebol de sabão, o pique-esconde, os Nintendos, as comidas maravilhosas, as frutas deliciosas (o que foi aquela manga, gente?), a festa tropical, a do pijama, a noite de talentos que até violino teve, o desfile das meninas no corredor do segundo andar, o sorvete, o cremosinho, o to-tó, o parquinho, o cabo de guerra, as formigas e cigarras, a guerrinha de bola d'água, a oficina de potes, a oficina de bijouterias… muita coisa boa pensada por uma equipe competente sob a liderança firme e competente da Tia Guará!

Com certeza, nossas crianças vão levar todos esses momentos na memória, mas o que vai ficar mesmo, mesmo, cravado nos nossos corações é que: mais de 10 líderes adolescentes assumiram um compromisso de orar mais e ler mais a bíblia -- desde que voltaram do acampamento, já se reuniram duas vezes para ler a bíblia e orar, foram ao culto de quarta-feira ao invés de jogarem “altinha” na praia de Icaraí e baixaram um app de leitura bíblica compartilhada, o YouVersion; toda a liderança (29 jovens e 14 adultos) serviu com amor, desde os cozinheiros suportando o calor extremo da boca do fogão para oferecer o melhor alimento, até os monitores de quarto interagindo com os pequenos, cuidando deles, compartilhando amor; e, finalmente, não esqueceremos que 18 visitantes ouviram a palavra de Deus, que jamais volta vazia, e que mais de 20 crianças receberam Jesus como salvador, e nunca mais serão as mesmas.

Miopia espiritual achar que um acampamento de crianças tem menos unção e mais brincadeiras...“O meu tesouro, sim, está dentro de mim! Ninguém pode roubar!!” Que essa canção, composta pela nossa criativa ministra-pastora, tia Cidélia, nos dê a exata medida do que vivenciamos naqueles dias de poder, quebrantamento e restauração espiritual!!

Tia Gisele Manhães

 

Aliança Batista Mundial Convenção Batista Brasileira JMM JMN UFMBB UHBB JUMOC CBF STBN