A CEIA DO SENHOR E O NOSSO OLHAR

por | jul 4, 2022 | Editoriais

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.”

1Coríntios 11.23-26

Neste primeiro domingo do mês temos o privilégio de participar da Ceia do Senhor. É um momento muito especial quando relembramos o sacrifício de Cristo. Ele ofereceu-se por nós dando o perdão pelos nossos pecados.

Neste sentido, para onde devemos olhar quando celebramos a Ceia do Senhor? Aprendemos com o comentarista W.W. Wiersbe que devemos olhar em quatro direções. São elas:

  1. Olhar para trás, seguindo o que diz 1Coríntios 11.23-26a. De acordo com Wiersbe: devemos nos lembrar que “Cristo morreu por nossos pecados; foi nosso substituto (Is 53.6; 1 Pe 2.24), quitando uma dívida que jamais poderíamos pagar”.
  • Olhar para a frente, de acordo com o que prescreve 1Coríntios 11.26b, e lembrar, como diz o autor, que “não somos hoje tudo o que devemos ser; mas quando o vermos, “seremos semelhantes a ele” (1Jo 3.2)”.
  • Olhar para dentro de nós, conforme o ensino de 1Coríntios 11.27,28,31 e 32. Trata-se aqui de um olhar introspectivo, levando-nos a reconhecer que precisamos examinar o nosso coração antes mesmo de participar da Ceia do Senhor.
  • Por fim, olhar a nosso redor, seguindo a instrução de 1Coríntios 11.33,34. Nesse sentido, recomenda o referido comentarista: “Não se deve fazer isso com o objetivo de criticar outros cristãos, mas sim de discernir o corpo do Senhor (1 Co 11.29).”(Comentário Bíblico Expositivo, NT, volume 1. Santo André (SP), Geográfica Editora,  2014, p. 792-793).

Que ao participarmos da Ceia do Senhor o façamos com o coração puro, olhando para Cristo Jesus, a nossa única esperança!

Para tanto, Deus nos abençoe.

Seu pastor e amigo,

J. Laurindo