Atos 9.10-18
O livro “Paulo: um homem de coragem e graça”, de Charles Swindoll, contém grandes lições. Em um de seus capítulos, o autor apresenta uma reflexão a respeito de um homem chamado Ananias, cuja fé foi evidenciada por sua obediência à ordem dada por Deus.
Pouco tempo depois da morte de Estevão, durante um período de intensa perseguição aos cristãos, Damasco, cidade situada a mais de 160km a nordeste de Jerusalém, foi o alvo visado por Saulo e seu grupo de perseguidores de cristãos. Ananias residia naquela cidade e o Senhor ordenou que ele fosse a uma casa que nunca visitara, de propriedade de um homem chamado Judas, que ele não conhecia. O Senhor lhe disse que nessa casa ele encontraria Saulo de Tarso, o temido inimigo dos seguidores de Cristo. Quando Ananias o tocasse e falasse com ele, o cego fariseu se recuperaria da sua condição e se tornaria um vaso escolhido de Deus.
À primeira vista, aquela ordem pareceu sem lógica nenhuma para Ananias, pois pregar o Evangelho para o principal algoz dos cristãos seria o mesmo que cometer suicídio (vv.13, 14)! Contudo, Deus sempre sabe o que faz e, por isso, diante do receio de Ananias, o Senhor simplesmente lhe disse: “[Ananias] Vai!” (v. 15). Após essa ordem dada diretamente por Deus, Ananias colocou em prática a sua fé e foi imediatamente até onde Saulo estava a fim de orar por ele.
Segundo Charles Swindoll, Ananias é um dos heróis esquecidos da fé e há um número incontável deles servindo a Cristo nos bastidores por todo o mundo. São heróis – gigantes da fé por causa dos seus atos de obediência a Deus, desprendidos, silenciosos. Prosseguindo fielmente, administrando fielmente, pregando sermões fielmente, mostrando fielmente misericórdia pelos doentes nos hospitais, aconselhando e dando fielmente esperança aos desanimados…
Os resultados da obediência e da fé desses servos de Deus são impressionantes, assim como foi o resultado da obediência e da fé de Ananias. A sua atitude mudou o destino de milhões de pessoas, pois após ser curado, Saulo foi batizado e passou a pregar que Jesus Cristo é o Filho de Deus, desenvolvendo seu maravilhoso ministério entre os gentios e se tornando o apóstolo da graça.
Que Deus nos ajude a sermos obedientes ao Seu chamado!
Pr. Cleverson Pereira Rodrigues
Ministro de Evangelismo e Missões
Texto baseado no Livro “Paulo: um homem de
coragem e graça”, de Charles Swindoll.