Filipenses 2.4,5
Não procurem apenas os próprios interesses, mas preocupem-se
também com os interesses alheios. Tenham a mesma atitude
demonstrada por Cristo Jesus.
No dia 13 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Gentileza. A data surgiu depois de uma conferência, que aconteceu em Tóquio, no ano de 1996. A ideia foi criada, oficialmente, em 2000 e tem, como objetivo, inspirar as pessoas a serem mais gentis e, assim, criar um mundo melhor.
Uma pessoa gentil é aquela que desperta empatia pela bondade de seus sentimentos. Gentileza é uma qualidade de quem age com bondade, graça e amor.
A arte da gentileza tem ficado escondida dentro de nós, mesmo sendo feita de atitudes e palavras simples. A gentileza muda primeiro o que existe dentro de nós e, ao mesmo tempo, consegue mudar o mundo ao nosso redor.
Seja gentil com os outros e consigo mesmo! Seja amigável, seja alegre, seja cooperador e paciente, você só tem a ganhar com isso.
A gentileza nunca vem da obrigação e sim do amor.
Em algumas situações é preciso passar por cima do orgulho e responder gentilmente, com amor. O ato de ser gentil deve ser praticado sempre, afinal, gentileza gera gentileza, como disse o profeta cujo nome era Gentileza.
As coisas só mudam quando a gente muda.
Tanto quem recebe a gentileza, quanto quem a realiza se sente mais feliz. Os relacionamentos são mais saudáveis quando a gentileza é praticada. Além disso, quando um ambiente comporta pessoas que realizam ações gentis entre si, este local tende a ser mais harmônico e produtivo.
A atitude de ser gentil não deve ser esporádica na vida do cristão, mas deve ser diária e constante, pois essa atitude também revela Cristo em nós, como revela a passagem, no início da carta de Paulo aos Filipenses.
A gentileza é encontrada na Bíblia com outros nomes, tais como: bondade, lealdade, sinceridade, cordialidade, ser amável, agir com honra e misericórdia.
A Palavra do Senhor afirma que o cristão deve ser luz, onde estiver. Por isso, somos iluminados pela luz do Senhor que reflete em nós. Aquilo que refletimos e frutificamos revela quem somos e quem estamos seguindo.”
Efésios 5.9
Pois o fruto da luz produz apenas o que é bom, justo e verdadeiro.
Jesus é o nosso maior exemplo de gentileza. Devemos aprender com Ele, imitando-o e moldando o nosso caráter a sua semelhança.
Seja gentil! Afinal, gentileza deve gerar gentileza!
Pr. Marcos Dias
Pastor Auxiliar de Família – PIBN