DEVOCIONAL 02.07.2019

“…Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: ‘Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais’. Jesus lhe disse: ‘Hoje houve salvação nesta casa!’ (…) Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.Lucas 19.1-10

O ser humano tem o desejo de presenciar milagres, de ver montanhas se movendo, ou grandes sinais no céu e no mar, mas há um milagre ainda maior do que qualquer um desses e que ocorre diante de nossa igreja constantemente: o grande milagre da salvação.

A Bíblia afirma que só há duas situações possíveis para quem deixa esta vida: céu ou inferno. O ser humano inventa outras possibilidades: alguns acreditam que podem voltar em outra vida depois que morrem para pagar os pecados da vida atual, mas se dependesse de voltar para pagar os pecados dessa vida, ele não chegaria nunca ao céu, pois, quando voltasse, cometeria novos pecados e teria que voltar de novo, e esse processo não teria fim. É por isso que a Bíblia é bem clara ao afirmar que a vida é uma só e é nessa única vida que vai ser definido para onde vamos após a morte. Veja o que diz Hebreus 9.27: “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo”.

A salvação ocorre quando alguém toma consciência de que é pecador, que está perdido em seus próprios pecados e crê que Jesus Cristo tem o poder de ser o seu Salvador pessoal. Como fruto desse entendimento, pede a Cristo que lhe salve, reconhecendo os pecados e se arrependendo. Esse ato de se arrepender, de crer que Jesus tem o poder de lhe salvar e de entregar a vida a Ele conduz à salvação.

Através da Salvação em Cristo ocorre o milagre em que o castigo pelos nossos pecados “cai na conta” de Cristo e os méritos de Cristo “caem na nossa conta”, saldando a nossa dívida e nos justificando diante de Deus. Ele se ofereceu para receber o castigo em nosso lugar e nos tornar justificados através desse perdão.

Para Deus uma alma vale mais do que o mundo inteiro, esse é o maior milagre. Aliás, se você morresse hoje, tem a certeza de que iria para o céu? Já entregou a sua vida a Cristo?

Pr. Marcelo Escandarane,
Pastor da Congregação da PIBN em Trindade, São Gonçalo/RJ.