A PROPÓSITO DO DIA DA BÍBLIA

por | dez 12, 2022 | Editoriais

Neste segundo domingo de dezembro comemoramos o Dia da Bíblia. Podemos, então, indagar qual a importância dela para os crentes de hoje? Uma área para a qual a Bíblia é importante é a do enriquecimento da adoração. Nesse sentido, vemos que no Antigo Testamento, em especial no livro de Salmos, temos referências ligadas diretamente à adoração. Por exemplo, o Salmo 150, traz esta expressão de louvor e adoração:

“Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder! Louvai-o por seus atos poderosos; louvai-o segundo a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltérios e harpas! Louvai-o com danças e tamborins; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes!”

No Novo Testamento, também temos uma área que expressa muito bem a nossa adoração ao Senhor. Encontra-se na carta de Paulo aos Romanos e é um verdadeiro hino de adoração. Assim diz o apóstolo:

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os seus juízos, e quão insondáveis são os seus caminhos! Pois quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem primeiro alguma coisa a Deus para isso lhe seja restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém” (Romanos 11.33-36).

Mas, a Bíblia é importante também porque ela é uma dádiva de Deus para nós. É como declarou Abraham Lincoln: “Eu creio que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus ofereceu ao homem. Toda a bondade do Salvador do mundo nos é comunicada através deste livro” (OLIVEIRA, Moysés Marinho de. 7 mil ilustrações e pensamentos. Rio de Janeiro: JUERP, 1986, p. 42).

Reconhecemos também que a maior importância da Bíblia para nós, é que ela nos traz a linda história do nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Assim diz o Evangelho de Mateus: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo” (Mateus 1:18).  E essa magnífica narrativa continua no capítulo primeiro de Mateus, versos 19 a 24.

Que o Senhor nos abençoe a fim de que possamos usar a Bíblia para adorar o Seu Santo Nome e reconhecer que ela é a maior dádiva que recebemos de nosso Pai Celeste!

Grande abraço,

Pr. Laurindo