«… através da voz, traduzimos quem somos,
o que sentimos e como vemos o mundo».
Mara Behlau & Paulo Pontes, Higiene Vocal: cuidando da voz, 2001
Celebra-se, no 16 de abril, o Dia Mundial da Voz. A data é comemorada desde 2003 e foi criada para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la. Mesmo que as pessoas, em suas rotinas, dificilmente se lembrem, todos precisam zelar pelas boas condições da voz e, para quem for utilizá-la profissionalmente, é necessário redobrar a atenção.
A voz é definida como sendo o som ou conjunto de sons produzido pelo ser humano e por determinados animais, que se utiliza para a comunicação e a expressão de emoções ou a faculdade do ser humano de falar; fala.
Através da voz pregamos o Evangelho, conversamos, ensinamos e fazemos tantas outras coisas. João foi aquele que se intitulou como a “voz do que clama no deserto” quando perguntado sobre quem ele era.
A voz é um instrumento poderoso e precisamos fazer bom uso dela. Podemos orar em silêncio ou em voz alta. Em silêncio, falamos com Deus no nosso pensamento, na nossa mente, mas quando oramos em voz alta, tornamos conhecidos os nossos pensamentos e intenções.
Jesus, antes da sua morte, clamou em alta voz, eternizando a sua fala em obediência ao Pai que está no céu.
Lucas 23.46
Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos
entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
Ao ouvir a voz do Senhor, que questionava sobre quem iria enviar para falar ao povo, o profeta Isaías afirma: Eis-me aqui! Assim todos nós devemos ser, pelo poder da voz do Senhor, somos convocados a falar de Deus, de Jesus, do seu Evangelho e da sua salvação.
E, por último, o poder da voz do Senhor nos convida a abrirmos a porta do nosso coração para que Ele possa entrar e fazer morada em nosso ser.
Apocalipse 3.20
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta,
entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
Devemos não somente ouvir e obedecer a voz de Deus, mas, também, ter a certeza de que o Senhor ouve as nossas vozes que clamam, que intercedem, que imploram, como está no Salmo 116.1.
Utilize a sua voz para edificar, para abençoar, para construir e para incentivar sonhos e projetos. Use a sua voz para abençoar sua família, sua parentela, seus amigos, sua igreja.
Pr Marcos Dias
Pastor Auxiliar da Família – PIBN