COM QUE LETRA COMEÇA “MÃE”?

por | maio 16, 2023 | Editoriais

Para algumas pessoas, a palavra “Mãe” começa com “V” de vovó, “T” de titia, ou pela inicial de alguém muito especial que se tornou seu referencial de mãe. Fato é que, independentemente do nome, a palavra “Mãe” traz consigo um significado ímpar! Mãe ama, cuida, brinca, ri, chora, corrige, educa, instrui, protege, acolhe, apoia, perdoa, reconhece quando está errada, tem muitos desafios e está sempre aprendendo!

Hoje, quando comemoramos o Dia das Mães, agradeço a Deus pelo privilégio de ser mãe de duas lindas crianças e por ter a oportunidade de parabenizar todas as Mamães neste dia tão significativo! Isto posto, vamos juntos celebrar e agradecer a Deus pela vida das mulheres valorosas que cumprem seu chamado divino com excelência, educando e, também, instruindo seus filhos nos caminhos do Senhor!

Neste sentido, ao pensar em mãe, lembrei-me do texto bíblico de 2Timóteo 1.5; 3.15-17, que diz: “Também recordo a fé sincera que há em ti, que primeiro habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. Pois desde a infância sabes as Sagradas Letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar toda boa obra.”.

Estes versículos testificam que Eunice e Loide foram mulheres fiéis e tementes a Deus. Elas foram muito bem-sucedidas na tarefa de incutir a semente do evangelho em Timóteo, ensinando-o no caminho em que devia andar. Foram mulheres e mães corajosas! Por meio de suas vidas, Timóteo conheceu a Deus, converteu-se, começou a se relacionar com Ele e disse “sim” ao receber o chamado do Senhor para evangelizar. Ele conhecia as Sagradas Escrituras e foi orientado e exortado por Paulo a permanecer naquilo que havia aprendido. Deveria continuar sendo fiel a Deus, perseverando na missão que lhe foi confiada, como lemos em 2 Timóteo 4.5: “Tu, porém, sê equilibrado em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista e cumpre teu ministério”. Timóteo era um servo muito dedicado a Deus e à sua obra. Ele sabia e tinha convicção de que Deus o havia chamado para o ministério. Timóteo foi impactado pela vida dessas duas mulheres! Teve uma avó muito presente e creio que, para ele, “Mãe” começava com “E”, de Eunice!

Para mim, “Mãe” começa com “N” de Neusa! Como sou grata a Deus pela mãe maravilhosa que tive! Um exemplo de mulher! Uma serva do Senhor com quem eu e meus irmãos aprendemos a amar a Deus, a buscá-Lo, a obedecê-Lo, a confiar e a depender Dele. Dentre tantas lições, ela nos ensinou, também, a amar e a valorizar a nossa família, a nos alegrarmos mesmo em meio à lutas, a sermos gratos, a festejar as grandes e as pequenas conquistas, a sonhar, a sermos perseverantes, resilientes e a cumprirmos o nosso chamado.  Ela já está com o Senhor. Para mim, partiu cedo, mas como disse Corrie Ten Boom: “Não se mede uma vida pela sua duração, mas pela sua doação”. Deixou-nos o maior e melhor legado que uma pessoa pode transmitir: sua fé em Jesus e seu caráter!

E para você? Com que letra começa “Mãe”?

Wellsif O. Z. B. Rodrigues

Membro da PIBN