“Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor.”
Filipenses 4.8
A forma como você gerencia o seu pensamento vai influenciar nos seus sentimentos, emoções e atitudes, portanto, devemos cuidar daquilo que pensamos. Nossas respostas emocionais e comportamentais são motivadas pela forma como interpretamos e como reagimos ao que nos acontece.
Você pode se perguntar: “O que estava passando na minha cabeça instantes antes de começar a me sentir deste modo?” “O que isso diz respeito a minha pessoa?”. Precisamos entender que os pensamentos automáticos são pensamentos quem vêm involuntariamente em nossas mentes durante o dia, nós não temos a intenção de pensar de tal modo.
Sempre que temos um estado de humor forte (muita tristeza, muita ansiedade, etc.), há também pensamentos automáticos presentes que fornecem pistas para a compreensão de nossas reações emocionais. Assim, a forma como compreendemos nossos problemas tem efeito sobre como lidamos com eles. Nesses casos, é preciso questionar: Por que estamos pensando nesse assunto? Qual a emoção e o sentimento que isso está me trazendo?
Às vezes o problema foi sanado e o sentimento
de raiva, de mágoa, continua.
Jesus não quer que vivamos dominados pela raiva, pelo medo, pelo rancor, pela mágoa. Ele quer que tenhamos vida nova e um novo pensamento. Ore a Deus e peça que Ele tire esse pensamento de você, pois o inimigo de nossas almas está sempre ao derredor tentando nos fazer perder a comunhão com Deus, com as nossas famílias, com a Igreja e com as pessoas.
“Estejam atentos! Tomem cuidado com seu grande inimigo,
o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta,
à procura de alguém para devorar.”
1 Pedro 5.8
Os nossos pensamentos e a nossa fé nos ligam diretamente a Deus e, por isso, o diabo tenta, a todo custo, roubar os nossos pensamentos, pois, dessa forma, ele nos desvia do que realmente é importante para nós: ter paz, ter comunhão, ter união! Orar a Deus e meditar em Sua Palavra!
Tente avaliar os seus pensamentos e duvide daqueles
que te afastam da comunhão com Deus e com a sua família.
Pr Marcos Dias
Pastor Auxiliar da Família – PIBN