DIA BATISTA DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA

por | nov 18, 2023 | Editoriais

A Educação Teológica se desenvolve nos seminários e demais entidades teológicas espalhadas pelo Brasil. Por isso, a Convenção Batista Brasileira (CBB) separou o 3ª domingo, do mês de novembro, para esta comemoração.

Comemorar é um verbo utilizado nas inúmeras celebrações de nossas vidas: aniversários natalinos, de casamento, de batismo, de consagrações ministeriais, cura de alguma doença e outros. Há sempre uma razão que justifica este ato que remete a um estado de muita alegria. De igual modo, com alegria, comemora-se o Dia Batista de Educação Teológica no Brasil.

E qual seria o sentido desta comemoração? E por qual razão este dia deveria trazer alegria aos salvos em Jesus? Certamente, o primeiro motivo para se alegrar e glorificar a Deus é pela existência das instituições de ensino teológico espalhadas pela nossa nação e no mundo e, em especial, pelo Seminário Teológico Batista de Niterói (STBN).

Fruto de uma visão ministerial, plantado com objetivo de formar ministros nas áreas de Educação Cristã, Música Sacra e Teologia e, enraizado nas dependências de uma igreja visionária com propósitos de expandir o Reino de Deus na terra, imprime sua missão nos versículos 11 a 13, da carta de Paulo aos Efésios, em seu capítulo 4: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”.

São várias Instituições e, cada qual, tem um perfil de abordagem pedagógica, de acordo com seu público. Porém, quando se unem para cumprir o propósito de Deus, de mãos dadas, elas se fortalecem. Exemplo disso é a parceria que o STBN tem com o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB), Seminário de Educação Cristã (SEC) e, em breve, o Centro Integrado de Evangelismo e Missões (CIEM), possibilitando uma maior oferta de cursos, para atender, com mais direcionamento, aqueles que chegam no STBN.

Fundado em 1984 e, a caminho dos 40 anos de existência, já formou várias gerações de pastores, ministros de música e educadores cristãos que, hoje, incorporam as inúmeras instituições de nossa denominação: Convenções, Juntas Missionárias, Ordem de pastores, músicos e educadores, demais organizações da CBB e entidades internacionais. Ultrapassando fronteiras, homens e mulheres têm cumprido o “ide” com excelência e temor para a Glória de Deus.

Neste sentido, tais instituições, destinadas ao preparo e compromisso desta convocação divina, requerem que a igreja ore e contribua para a continuidade deste serviço dado por Jesus. Sendo assim, devemos comemorar porque a salvação chegou até este país, no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Niterói e arredores, através dos mais de 1250 líderes formados pelo STBN e espalhados na face da terra.

Rosemary Jeremias de Andrade Pacheco

Diretora Acadêmica do STBN e membro da PIBN