“Ele não está aqui, mas ressuscitou!”
Lucas 24.6
Na cruz, Jesus, antes do seu último suspiro, disse: “Está consumado” (João 19.30). Ou seja, sua missão foi cumprida. Contudo, a morte não significou o fim da história de Cristo aqui na Terra. Ele havia dito que haveria de morrer e ressuscitar ao terceiro dia. E foi isso que aconteceu! Três dias após a sua morte, seu corpo não foi mais encontrado na sepultura. Ele ressuscitou! Ele venceu a morte!
O anúncio da ressurreição de Jesus Cristo tem sido o centro da proclamação da Igreja ao mundo desde o seu início. Sua mensagem é o cerne do evangelho: “São essas boas-novas que os salvam, se continuarem a crer na mensagem como lhes anunciei; do contrário, sua fé é inútil. Eu lhes transmiti o que era mais importante e o que também me foi transmitido: Cristo morreu por nossos pecados, como dizem as Escrituras. Ele foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, como dizem as Escrituras” (1Coríntios 15.2-4). A ressurreição é a prova cabal de que Deus aceitou o sacrifício de Cristo na cruz, em nosso favor, a fim de que todo pecador arrependido encontre a salvação eterna por meio Dele.
Assim como os irmãos da Igreja Primitiva, devemos levar essa mensagem ao mundo inteiro. Em muitos lugares isso pode resultar em perseguição e zombaria, mesmo aqui no Brasil onde temos liberdade para proclamar o Evangelho. Por isso, chamo a atenção para uma das lições da morte e da ressurreição de Jesus Cristo para nós, discípulos dos dias atuais: elas nos ensinam que fazer a vontade de Deus neste mundo não é tarefa fácil, pois muitas vezes seremos perseguidos e injustiçados por causa de nossa obediência ao Senhor – isso aconteceu com o nosso Mestre e nós não somos maiores do que Ele. Ao mesmo tempo, o poder que operou em Jesus em sua ressurreição é o que nos capacita a testemunhar dele em meio à perseguição.
Lembremos que o próprio Jesus disse que a hostilidade por causa do Seu nome deve ser motivo de alegria para os seus seguidores: “Felizes são vocês quando, por minha causa, sofrerem zombaria e perseguição, e quando outros, mentindo, disserem todo tipo de maldade a seu respeito. Alegrem-se e exultem, porque uma grande recompensa os espera no céu. E lembrem-se de que os antigos profetas foram perseguidos da mesma forma” (Mateus 5.11-12). Por isso, continuemos a anunciar com alegria que Jesus Cristo ressuscitou!
Que neste domingo de Páscoa e em todos os dias do ano você louve ao Senhor cantando o que diz esse trecho do hino 101 do Cantor Cristão, “Ressurgiu”:
“Cristo já ressuscitou; Aleluia!
Sobre a morte triunfou; Aleluia!
Tudo consumado está; Aleluia!
Salvação de graça dá; Aleluia!”
Que o Cristo ressurreto abençoe você e sua família!
Pr. Cleverson Pereira Rodrigues
Ministro de Evangelismo e Missões da PIBN