ESPERE POR ISSO. MESMO SE…

por | jan 19, 2024 | Editoriais

“Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.” Jeremias 29.11

Conhece o Quadro dos Sonhos? Aquele em que colocamos em imagens, os sonhos que tentaremos realizar em 1 ou 5 anos?! Olhamos para elas todos os dias, logo, nos lembramos de onde queremos chegar. Eu nunca tinha feito um quadro desse, até o ano passado. É um ato de compromisso consigo mesmo, e de fé de que Deus se importa. Pode ser difícil colocar as imagens sem que alguns pensamentos venham: “E se eu estiver exagerando nesse desejo?”, “Será que vale a pena sonhar com isso pra agora?”, “E se eu não conseguir realizar dentro do tempo, vou me sentir frustrado?”, “E se nada disso aqui for o que Deus quer pra mim?”

Entretanto, um dos legados das Mensageiras do Rei para mim, foi o de cumprir Sl 119.11, memorizando versículos da Palavra. O Espirito Santo me lembra “do nada” de alguns desses versículos em momentos em que pensamentos intrusivos como aqueles surgem. Pode parecer “pertinente demais”, mas eu sei que é o Senhor falando comigo: “Eu é que sei os planos que tenho para você (Jr 29.11). Eles são melhores que os seus (Is 55.8), mas não quer dizer que você não possa sonhar! Me conte os seus planos e vou te mostrar um ou dois pontos de como deixá-los ainda melhor. Você confia em Mim? (Mt 21.22)”.

Mesmo com estes lembretes, coloquei apenas 6 imagens no meu Quadro dos Sonhos para 2023, ainda com medo de estar sonhando alto demais. Para provar que o que Ele me lembrava a respeito do quanto Ele pode fazer (Sl 126.3), Deus me permitiu perceber que, já em outubro de 2023, eu tinha alcançado 5 dos 6 desejos para o ano. Não exatamente como eu queria, mas… melhor. Tanto que me constrangi, me emocionei diante dEle dizendo de todo o meu coração que o último sonho, eu poderia esperar. Eu estava (e ainda estou) mais grata do que palavras podem expressar, porque sei que não mereço e também porque reconheço a bondade e amor incomparáveis dEle para comigo!

Depois, no último mês do ano, Deus fez chegar até mim a seguinte reflexão:

E se… = Medo

Mesmo se… = Fé

Tudo bem sentir medo. Não tem como evitar pensarmos “e se…” ou “será..”, mas eu precisava colocar mais no meu vocabulário a expressão “mesmo se…”. E era isso que eu estava fazendo com o último desejo, certo? Mesmo se eu não realizasse o sexto sonho para aquele ano, eu ainda teria motivos para ser grata, para confiar no Senhor e para continuar servindo. Afinal, foi sendo guiada —também— por Mt 6.33 que vivi o ano de 2023.

Sendo assim, quero, com este relato, convidar você meu irmão e irmã, a experimentar algo novo com Deus —como, no meu caso, foi o quadro dos sonhos. Toda essa experiência com Ele foi nova e incrível, não só está me dando esperança para o novo ano, como, por vários motivos, amadureceu um pouco mais a minha fé. Não é um convite a colocar expectativas nas suas metas deste ano. É um convite a sonhar e, apesar do medo ou das dúvidas, fazer o que precisa ser feito e confiar nos planos dEle, mesmo se não forem como os seus.

Deus está dizendo “Espere por isso”. Espere para ver o que Ele vai fazer. Ame-o —e você sabe o que significa e envolve amá-lO, certo?— e 2024 será melhor do que deseja!

Alice Leite

Coordenadora da Juventude PIBN