FALANDO SOBRE REIS

por | jan 7, 2023 | Editoriais

Mateus 2:2

E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.

Nesta semana assistimos entristecidos ao falecimento e ao velório de Edson Arantes do Nascimento, chamado por muitos de Pelé e por sua genialidade nos gramados de futebol, foi intitulado como Rei Pelé. Recebeu tantos títulos da FIFA que ficou eternizado no mundo do futebol, tendo inclusive um museu em seu nome, localizado em Santos, SP.

Mas porque as pessoas são intituladas reis ou rainhas, mesmo sem serem monarcas? Simplesmente pelo fato de se destacarem em suas atividades ou profissões. Quando alguém é genial naquilo que faz, então pode receber popularmente o título de Rei ou Rainha em reconhecimento!

Essa pequena introdução se deve ao fato do falecimento do Pelé, mas você sabia que a Bíblia tem dois livros chamados de reis. A história dos livros de reis começa com um reino unido, mas termina em uma nação dividida em dois reinos conhecidos como Judá e Israel. 1 e 2 Reis são combinados em um único livro na Bíblia hebraica.

Ainda falando sobre Reis, Jesus era e é Rei, desde o seu nascimento até a sua morte e continua após a sua ressurreição. O rei eterno e imortal que vive e reina para sempre.

Em Jesus, encontramos o rei perfeito e sacerdote perfeito. Diferentemente dos governantes da terra, seu governo é justo e não tem fim.

Ironicamente o motivo do crime atribuído a Jesus, que era um rabino simples e que não possuía nenhuma ambição política, era de ser chamado “Rei dos Judeus”, um título que Ele nunca se autoproclamou.

A placa sobre a sua cabeça na cruz do Calvário revelava ao mesmo tempo, o motivo do seu crime, segundo Pilatos, mas também revelava em três línguas: hebraico, latim e grego para o mundo, a sua majestade. Ali estava o Rei dos Reis, ali estava o Rei Jesus, Rei sobre Israel e sobre toda a humanidade.

João 19:19

Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus .

Triste saber que ainda hoje, muitas pessoas fazem como o povo de Jesus, desprezam o Rei e a sua Palavra, não dão honra aquele que merece toda a honra. Reverenciamos pessoas mortais que são boas naquilo que fazem, mas que em nenhum momento de suas vidas, fizeram um cego enxergar, nenhum paralítico andar e que não podem salvar se quer as suas próprias vidas e nem a vida das outras pessoas

O projeto de Jesus não é para um povo, é para toda a humanidade. Seu Reino não é deste mundo, mas está presente neste mundo em cada um de nós.

Dwight Moody disse: 

“Um entre cem homens lerá a Bíblia;noventa e nove lerão os cristãos”.

Pr Marcos Dias

Pr Auxiliar da Família – PIBN