“Mas quem ouve e não obedece é como a pessoa que constrói uma casa sobre o chão,
sem alicerces. Quando a água bater nessa casa, ela cairá,
deixando uma pilha de ruínas”.
Lucas 6.49
Neste ano de 2023, a Juventude da Primeira Igreja Batista de Niterói traz como tema, para conduzir a sua caminhada cristã, o conceito de FUNDAMENTOS. Portanto, no mês de agosto, será comum você se encontrar com esta importante palavra. Falaremos sobre os diversos fundamentos da fé cristã, mas a ênfase principal será na pessoa Jesus Cristo, a Pedra Angular (Isaías 28.16; Efésios 2.20; 1Pedro 2.6).
Neste primeiro domingo do mês da Juventude, nada melhor que começarmos a reflexão deste tema a partir das palavras do próprio Jesus. De acordo com o evangelista Lucas, em uma determinada ocasião, Jesus orienta os seus seguidores a respeito da necessidade de serem bem fundamentados em Deus. Portanto, a principal pergunta a se fazer para o texto bíblico é a seguinte:
O que é, segundo o próprio Jesus, estar fundamentado nEle?
A resposta para a indagação acima encontra-se no v.46 de Lucas 6. Jesus inicia sua fala sobre os fundamentos chamando à atenção dos seus seguidores, a respeito da relação entre ouvir e praticar as Suas palavras: Por que vocês me chamam ‘Senhor! Senhor!’, se não fazem o que eu digo?
Logo, estar fundamento em Jesus é fazer o que Ele ordena. Somente isso!
O vocativo repetitivo do seu nome, a frequência aos cultos ou qualquer outra prática religiosa não revela que você está fundamentado em Jesus. Há boas intenções e atitudes nos aspectos apresentados anteriormente, mas nada disso é capaz de evidenciar se sua existência está realmente fundamentada na pessoa de Jesus.
Para tal fim, eu e você precisamos seguir três passos elementares:
- Devoção (João 4.23)
- Obediência (João 14.21)
- Perseverança (Apocalipse 2.10)
Seguindo estes passos, nós estaremos fundamentados na pessoa de Jesus. Além disso, a partir do compromisso em fundamentar nossa vida em Cristo, seremos suporte para aqueles que estão ao nosso lado, visto que a fé cristã é uma fé comunitária e aquilo que desenvolvemos em Deus também alcança positivamente o nosso próximo.
À vista disso, busquemos juntos estar fundamentados em Jesus!
Que Deus nos abençoe muito!
Douglas Pedrosa
Pastor da Juventude da PIB de Niterói
#ESTAMOSTODOS NISSOJUNTOS