JESUS CRISTO: O FUNDAMENTO PRINCIPAL

por | set 5, 2023 | Editoriais

“… pois ninguém pode lançar outro alicerce além daquele que já foi posto, isto é, Jesus Cristo.”

1Coríntios 3.11

Em uma leitura macro do Novo Testamento, facilmente você perceberá que a igreja de Corinto recebe uma atenção maior no ministério paulino. Isso não se deu pelo motivo da comunidade ser a preferida do apóstolo, mas pelas complexas demandas que sempre apresentou. Baseado numa exegese que fez de 1Coríntios 5, o reverendo Augustus Nicodemus chega a nomear essa comunidade como “uma igreja com problemas de disciplina”. Isso realmente faz todo sentido, visto que, diversas vezes, Paulo precisou orientá-los acerca dos elementos fundamentais da fé cristã e percebeu uma resistente mudança na prática diária de seus membros.

A preocupação paulina, em 1Coríntios, parece justamente estar marcada por seus cuidados em diferenciar a comunidade cristã das formas culturais e estruturas de poder social do Império. Quando se analisa cada um dos problemas tratados nesta primeira epístola, encontra-se um denominador comum: não como no mundo.

Em 1Coríntios 3.11, lemos que Paulo põe a centralidade da fé cristã, única e exclusivamente, em Cristo, a fim de dirimir um conflito que havia na igreja, conforme visto em 1Coríntios 3.3-5:

“³ porque ainda são controlados por sua natureza humana. Têm ciúme uns dos outros, discutem e brigam entre si. Acaso isso não mostra que são controlados por sua natureza humana e que vivem como pessoas do mundo? ⁴ Quando um de vocês diz: “Eu sigo Paulo”, e o outro diz: “Eu sigo Apolo”, não estão agindo exatamente como as pessoas do mundo? ⁵ Afinal, quem é Paulo? Quem é Apolo? Somos apenas servos de Deus por meio dos quais vocês vieram a crer. Cada um de nós fez o trabalho do qual o Senhor nos encarregou.”

Portanto, retomando o texto de 1Coríntios 3.11, encontramos uma afirmativa altamente relevante para todos os seguidores de Jesus: Cristo é o principal FUNDAMENTO e ninguém pode lançar outro alicerce (Isaías 28.16; Efésios 2.20; 1Pedro 2.6, Colossenses 1.15-20).

Diante dessa verdade, Paulo esclarece que o trabalho dos líderes da comunidade de Corinto deveria ser visto pelo prisma da cooperação e não de competição. Em outras palavras, Paulo estava dizendo aos coríntios que Cristo é o firmamento, superior a todos, e que nós estamos no mesmo patamar diante dEle, apenas com dons e propósitos diferentes.

Dessa forma, depois de deixar claro que ele plantou e Apolo regou, mas quem fez crescer foi Deus (1 Coríntios 3.6), Paulo reforça com os cristãos de Corinto que Jesus é o centro da Igreja, o alicerce principal e os convida a participarem da construção do Reino de Deus, com esta nova perspectiva (1 Coríntios 3.12,13). 

Finalmente, eu e você também somos convocados a ter Cristo como o alicerce principal de nossa vida e, consequentemente, de nossa Igreja. Se agirmos assim, o Reino dos céus será realmente implantado nesta sociedade para a glória do nosso Deus!

 #EstamosTodosNissoJuntos

Douglas Pedrosa

(Pastor da Juventude da Primeira Igreja Batista de Niterói)