Há pessoas que nos inspiram e por isso desejamos segui-las, imitá-las ou simplesmente estar perto delas, porque de alguma maneira a influência destas pessoas nos fazem melhores.
É por isso que a bíblia fala mais do caráter e dos valores espirituais dos líderes na igreja do que de seus dons, habilidades estratégias, ou até de seus feitos.
Liderar no reino de Deus tem tudo a ver com inspirar outros. Lendo alguns relatos da história da PIB de Niterói, me impressionou o fato de que o Pr. Manuel Avelino de Souza, a época da construção deste templo, em meio as tantas dificuldades financeiras, era encontrado orando pelos cantos da obra, até nas torres, e em resposta a estas orações milagres ocorriam que permitiram a obra avançar e ser concluída.
Mas o que mais me impressionou foi descobrir que sem palavras, mas com uma fé viva e poderosa ele inspirou trabalhadores e até o arquiteto da obra, a buscarem e conhecerem Jesus.
Foi a inspiração de seu estilo de vida e dependência do Senhor que fez com que estes desejassem conhecer aquele que ouvia o seu servo em suas orações.
Quando olho para minha vida me lembro de homens e mulheres que me inspiraram. Alguns bem de perto, outros que de longe eu os seguia porque podia ver neles um pouquinho de Jesus.
Talvez tenha sido isto, o que levou Lucas, o evangelista, a registrar: “(ARA) Em Antioquía, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos (At 11.26b).” Pois o sentido da palavra cristão, em grego é: pequenos Cristos.
Ser cristão é antes de tudo inspirar pessoas com nossos gestos e palavras, influenciando-as para que, de alguma maneira, desejem ser parecidas com Jesus.
Hoje, quando o conselho diaconal desta igreja completa 115 anos de existência, somos desafiados a buscar ser o tipo de líder que inspira e que faz com que outros desejem revelar o amor, a graça e o poder de Jesus em suas vidas.
Pois, todos nós, quer queiramos ou não, de alguma maneira, influenciamos alguém a nossa volta. Então, que sejamos como os nossos irmãos de Antioquía, ou como os antigos gigantes de fé, da história desta igreja, verdadeiros cristãos, pequeninos Cristos.
Só assim seremos líderes que exalam o bom perfume de Cristo nesta terra
Pr Paschoal Piragine Junior