Colossenses 4.14
“Lucas, o médico amado, lhes envia saudações, assim como Demas.”
No dia 18 de Outubro se comemora o Dia do Médico no Brasil, Portugal, Itália, França, Espanha, Bélgica e Polônia.
Segundo a tradição cristã, Lucas, o Evangelista, era médico e havia estudado Medicina em Antioquia, cidade que hoje estaria localizada em algum lugar da Síria.
Por esse motivo, desde o século 15, Lucas é considerado patrono dos médicos.
Quando uma pessoa decide estudar Medicina, logo aprende, nos bancos da faculdade, a importância e o verdadeiro significado de algumas palavras, tais como: entrega, sacrifício, estudar sempre, atualização permanentemente. No seu juramento um compromisso é firmado: não abandonar o paciente.
Lucas era sírio e médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e, mais tarde, seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade. Foi companheiro de Paulo e, segundo a quase unânime crença da antiga igreja, escreveu o evangelho que é designado pelo seu nome, e também os Atos dos Apóstolos.
Ele não foi testemunha ocular dos acontecimentos que narra no Evangelho (Lc 1.2), embora isso não exclua a possibilidade de ter estado com os que seguiam a Jesus Cristo.
Em seu evangelho, Lucas retrata a humanidade de Jesus, em que é chamado “Filho do homem”, ele afirma que Jesus é a salvação tanto para os judeus quanto para os gentios. Existem relatos que só aparecem em seu Evangelho.
Jesus ensinava, curava e pregava. O ensino tratava a mente, a cura tratava o corpo e a pregação do Evangelho tratava a alma. Ele queria curar os cegos de espírito e os cegos de enfermidade, por isso afirma que veio para os que não estavam sãos.
Aqueles que se consideram sãos, assim como os que se consideram justos, não querem ajuda, não querem tratamento, não querem a salvação de Jesus, mas aqueles que admitem que são enfermos do pecado, estes sim, precisam de Jesus e da sua salvação.
Marcos 2.17
“Ao ouvir isso, Jesus lhes disse: “As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim as doentes.
Não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores”.
A medicina trata o corpo e mente, mas só Jesus pode tratar a alma e o espírito, por isso é chamado por muitos, em suas orações, de “o Médico dos médicos”.
Deus sabe tudo que existe em nós. Em todas as áreas da nossa vida, família, fé e trabalho, Ele nos conhece e sabe de tudo o que precisamos. Ele é a própria cura que necessitamos diariamente, em nosso corpo, alma e espírito. Por isso, em meio às aflições e doenças: Clame a Ele! Siga a Jesus! Entregue, confie e descanse nEle!
Mateus 8.17
“Cumpriu-se, desse modo, o que foi dito pelo profeta Isaías:
Levou sobre si nossas enfermidades e removeu nossas doenças”.
Pr Marcos Dias
Pastor Auxiliar da Família – PIBN