MENOS É MAIS

por | jan 8, 2024 | Editoriais

“por isso, tendo o que comer e com que nos vestir, estejamos com isso satisfeitos.” (I Tim 6:8)

            Qual a sua meta para o ano de 2024? Que tal ser mais simples, satisfazer-se com menos?

A simplicidade é uma meta desafiadora, eu sei. É andar na contramão de uma cultura que louva o consumismo e a ostentação. Mas vale a pena tentar, lembrando que Deus sustenta, nutre e embeleza sua criação, de modo que até os lírios do campo, criaturas tão simples, sobrepujam em formosura e elegância a glória do Rei Salomão.

            Deus escolhe as coisas simples. Grandes feitos debaixo do sol não trouxeram satisfação ao grande sábio: obras de engenharia, fama, banquetes, prazeres, tesouros…vaidade de vaidades, vão, vazio, vento…

            Nesse sentido, aqui vão algumas possibilidades de resoluções de ano novo:

Mais trabalho? Mais equilíbrio, tempo para trabalhar e tempo para descansar, para silenciar, para o ócio, tempo para nossa família, para nossas crianças e nossos idosos.

Juntar o primeiro milhão? “Louco!!!” Quando lhe pedirem sua alma, de nada valerá…

Guardar para o amanhã? O amanhã cuidará de si. Não sabemos quantos amanhãs teremos, a vida passa tão depressa.

Investir na bolsa? Investir no Reino, em Missões, em almas, em coisas eternas, que não podem ser consumidas pela ferrugem, pela traça ou pelo crash...

Comprar? Ser minimalista, não acumular tesouros na terra.

Vender? Dar, doar, ofertar, distribuir…

Comer em lugares bacanas? Comer comida de casa, com menos açúcar, menos gordura, na porção devida, sem exageros…

Viajar mais? Caminhar mais, pedalar, mergulhar na natureza, tão abundante, tão rica, tão gratuita…

Mais agito? Mais leitura, mais reflexão, mais contemplação, menos telas, menos posts, mais família, mais encontros, com e sem hora marcada…

Mais gastos? Menos dívidas, menos cartões, menos boletos. Se for para dever, que devamos o amor.

Mais cosméticos? Mais alegria no coração: essa, sim, embeleza o rosto!

Novas aventuras? Com certeza! Novas aprendizagens, novas canções, novas histórias, novas línguas, novos saberes. A vida é tão cheia de coisas interessantes!!!

Mais conhecimento? Só se for acompanhado de devoção e discernimento. Todo pensamento sendo levado cativo a Deus. A ninguém conhecendo mais segundo a carne. Tempo para Deus, para ouvir sua voz, falar com Ele, adorá-lo.

Fixar-se? Ser peregrino, saber que tudo aqui é transitório, que nada trouxemos para esse mundo e que nada daqui levaremos, nosso destino não é aqui. A vida é curta, a eternidade nos aguarda…

            Que em 2024 possamos diminuir para que Jesus cresça; que possamos focar menos em nós mesmos e mais no Reino! O mais nos será acrescentado! Aquele que prometeu é fiel para cumprir!!!

Gisele Manhães

Coordenadora no PIBN Kids