O VALOR DA FAMÍLIA

por | out 15, 2022 | Editoriais

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

1 Pedro 2.9

A família deveria ser conforme o modelo bíblico, porém, a sociedade, com as suas transformações políticas e sociais, tem trazido para esse contexto diversas interpretações. O lar, que deveria ser o lugar de proteção, de cuidado e carinho, muitas vezes, é o palco sombrio da violência contra as mulheres e as crianças.

Quando compreendermos que família é muito mais que os bens que ela possui, é muito mais que a herança a ser deixada ou o status de um sobrenome, é muito mais que as nossas expectativas – pois as mesmas são definidas pelos nossos traumas, carências e faltas –, então iremos compreender o real valor da família. Nesse sentido, ao pensar em uma criança que cresce sem os pais, ou ainda, sem a presença deles mesmo estando vivos, mas não cumprindo o seu papel de proteger, prover e amar, então, quando adulta, joga sobre os ombros da família todo esse peso, querendo ser um pai perfeito, uma mãe perfeita, ou perdendo o equilíbrio e dando demais aos filhos por não ter recebido dos seus pais. Pais e mães muito críticos tendem a gerar também filhos muito críticos, onde nada está bom. Agradecimentos, incentivos ou elogios são atitudes que estão fora de questão, pois ser perfeito, não errar, não é mais que obrigação. Criamos, assim, adultos cheios de síndromes, transtornos e TOC´s.

No entanto, quando o amor, o perdão e a empatia são colocados em prática, então não existe melhor lugar para estar do que no meio da nossa família. Cada um ama e é amado de um jeito: homens, mulheres, crianças e adolescentes, além do fato de que a percepção de amor também muda no decorrer das diversas fases da vida, como a infância, a juventude, a fase adulta e a fase da maturidade.

Geralmente, valorizamos algo ou alguém somente quando perdemos. Contudo, por que esperar separar ou perder para reconhecer que aquele homem era o homem da sua vida, que aquela mulher era a mulher da sua vida, que aquele filho era o bem mais precioso que você tinha? Tantas e tantas vezes deixamos de dizer o quanto amamos e de demonstrar esse amor, perdendo tempo com brigas, egoísmo e falta de perdão. O tempo passa, os filhos se vão, a enfermidade chega, a morte nos surpreende e aí dizemos: Eu era feliz e não sabia!  

Como diz parte da letra do louvor “Mover do Espírito”, de Armando Filho:

Quero que valorize o que você tem

Você é um ser, você é alguém

 tão importante para Deus (…)

Eu venho falar do valor que você tem

Por isso levante e cante exalte ao Senhor

O Espírito Santo se move em você

Viva hoje! Valorize hoje! Perdoe e peça perdão hoje! Lembre-se que o amanhã pertence a Deus e não permita que o remorso e a culpa venham ser seus companheiros de jornada no restante da sua vida. O presente está diante de você! Seu futuro está sendo construindo nesse momento. Construa hoje o futuro brilhante e vitorioso que Deus quer para a sua família!

Pr. Marcos Dias

Pastor Auxiliar de Famílias – PIBN