OLHOS DE VER

por | maio 13, 2023 | Editoriais

“O que você quer que eu lhe faça? “, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: ‘Mestre, eu quero ver!’. ‘Vá’, disse Jesus, ‘a sua fé o curou’ Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.”
Marcos 10.51,52

No dia sete de maio comemoramos o Dia do Oftalmologista. É muito importante estar sempre atento a nossa visão, à saúde dos nossos olhos, pois através deles enxergamos a realidade física que nos cerca. Uma visão prejudicada nos faz ter uma interpretação distorcida da realidade. Pessoas que possuem deficiência visual precisam se esforçar muito para ter uma boa qualidade de vida, apesar de todos os esforços da sociedade atual em tentar compensar essas perdas.

Percebemos que, à medida que os anos passam, a nossa visão fica mais comprometida, já não enxergamos tão bem como quando éramos jovens. Ao longo da vida, vamos perdendo a visão e podemos também diminuir ou perder a nossa fé em Jesus.

Ao longo da caminhada da vida podemos perder a visão física e a visão espiritual a respeito de nós e de Jesus. O egoísmo, o individualismo, a soberba, o orgulho podem distorcer a nossa visão de mundo e de tudo que nos cerca. Podemos começar a ver as pessoas como degraus de uma escada que nos levarão ao nosso sucesso, a nossa vitória e, assim, nos distanciarmos da visão de mundo que Jesus gostaria que tivéssemos. Como é bom ver as maravilhas de Deus a nossa frente, ver toda a criação, por isso, entendemos o que a Bíblia diz no livro de Gênesis, em seu capítulo 1: “E viu Deus que era bom!”.

Outra questão importante, que pode acontecer, é quando ao melhorarmos de vida, perdermos a nossa ligação com Deus, a nossa dependência dEle. Passamos a enxergar essa condição somente como mérito nosso e tentamos resolver do nosso jeito, com o nosso entendimento e com as nossas forças. Devemos enxergar que nem todo sucesso é para nos aproximar de Jesus. Podem existir relacionamentos e conquistas que nos afastam de Deus. Haverá momentos em que você deverá olhar, não para o presente, para o agora, mas olhar para o futuro, para onde aquele caminho dará! Se for para afastar você e sua família dos caminhos do Senhor, então é melhor ficar atento e orar nesse propósito, para tomar a decisão mais acertada.

Olhar deve ser muito mais que enxergar, deve ser perceber não só o que se vê, mas também todo o contexto daquilo que se vê. Algumas vezes tomamos decisões precipitadas por aquilo que vimos, mas não enxergamos o contexto da nossa visão, por isso a necessidade de dialogar e aí, então, enxergarmos também pelos olhos do outro. Isso é empatia.

Paulo precisou perder a visão para enxergar Jesus (Atos 9.8) e isso pode acontecer conosco em meio às perdas. Então, o nosso coração se tornará mais sensível ao Espírito Santo e a sua voz.

Cuide dos seus olhos de ver! Cuide dos olhos físicos,

cuide dos olhos espirituais e ajude a quem não pode ver!

Pr Marcos Dias

Pastor Auxiliar de Família – PIBN