“Pais, eu escrevi a vocês porque conhecem aquele que é desde o princípio.”

por | ago 19, 2023 | Editoriais

1João 2.14

A afirmação contida no versículo acima considera que conhecemos a Jesus. E a realidade de, como pais, conhecermos a Cristo faz toda a diferença em nossas vidas e deve fazer, também, nas vidas daqueles que conosco se relacionam. Por isso, como conhecedores de Jesus Cristo, devemos fazer o que Ele nos ordena (João 14.15 e 15.14). É assim que somos orientados ao longo de toda a Bíblia e, especialmente, no Novo Testamento: a vivermos em conformidade com o que se espera daqueles que conhecem a Jesus. Nesse sentido, nossa obediência ao que o Senhor nos ordena é indispensável para a vivência em conformidade com a Palavra de Deus.

No Evangelho de João temos o versículo central de identificação dos que seguem a Jesus: “Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros” (15.17). É por isso que tantos textos bíblicos nos lembram da necessidade de obedecermos ao que Jesus nos manda, pois o amor ao próximo, como fruto do amor a Deus, é a base para tantas orientações sobre como devemos nos portar no nosso viver diário.

Como exemplos dessas orientações, encontramos nas cartas do apóstolo Paulo o seguinte: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2). Na carta a Tito, Paulo escreve algo que é imprescindível para cada um de nós: “Você mesmo deve ser exemplo de boas obras. Tudo o que fizer deve refletir a integridade e a seriedade de seu ensino. Sua mensagem deve ser tão correta a ponto de ninguém a criticar” (Tito 2.7-8).

Se vivermos de acordo com todas essas orientações bíblicas estaremos capacitados a atender ao que Jesus Cristo nos ordena: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.16).

Que Deus nos abençoe, fortaleça e capacite, a fim de vivermos, de tal forma, que sejamos reconhecidos como pais que realmente “conhecem Aquele que é desde o princípio”.

FELIZ DIA DOS PAIS!

Fraternalmente em Cristo,

Manoel Joaquim Pereira Filho

(Membro da PIB de Niterói e pai da Mariana e do Felipe Villaça).