PRONTOS PARA OUVIR E TARDIOS PARA FALAR

por | fev 25, 2023 | Editoriais

Entendam isto, meus amados irmãos: estejam todos prontos

para ouvir, mas não se apressem em falar nem em se irar.

Tiago 1:19

Vivemos em uma época em que estamos sempre prontos para falar e não para ouvir. Todos queremos ter voz. A necessidade de ser escutado, de pôr para fora as nossas angústias, as nossas dores, o nosso sofrimento ou simplesmente a nossa opinião sobre determinado assunto é muito grande.

O falar, que Tiago se refere como a língua deve ser muito cuidadoso. Hoje temos a notícia mentirosa ou distorcida que recebe o nome bonito de fake news. Algumas pessoas se apressam tanto em replicar essas notícias que esquecem de verificar se ela é verdadeira.

Hoje poderíamos muito bem, reescrever esse versículo da seguinte forma: PRONTOS PARA VERIFICAR E TARDIOS PARA POSTAR!

Nossos lábios, assim como as nossas postagens, nos colocam em muitos problemas. Nós dizemos e postamos coisas lindas, perfeitas, mas muitas vezes somos traídos pelo que sai de nossas bocas, pelas nossas atitudes do dia a dia, que nos contradizem.

Não só falamos, como também postamos do que está cheio o coração, como diz Mateus 12.34. Entre o que achamos certo e o que a Bíblia nos diz, precisamos crer na Bíblia, mesmo que isso nos confronte. Esse processo de amadurecimento é lento e complexo, pois tendemos sempre a dar desculpas sobre as nossas falas e atitudes, assim como Adão e Eva fizeram com Deus no paraíso.

Quando aprendemos a ouvir mais do que falar nos tornamos sábios. Pessoas faladoras são difíceis de ensinar, pois acham que já sabem tudo e que só as suas opiniões são as melhores e as corretas. Pessoas sábias aprenderam na Bíblia que mais sabedoria pode ser adquirida ouvindo, observando e não se apressando em julgar.

Provérbios 10:19 (NVT)

Quem fala demais acaba pecando; quem é prudente fica de boca fechada.

Existe uma frase de Abraham Lincoln: “É melhor ficar calado e ser considerado um tolo, do que falar e eliminar qualquer dúvida”. Quantas pessoas tem destruído seus relacionamentos familiares, conjugais e profissionais porque foram lentos para ouvir e rápidos para falar? Quantos erros poderiam ter sido evitados se tivéssemos apenas ouvido em vez de ter falado demais? Lembrando que essa atitude de escutar mais e falar menos deveria ser de todos e não só de alguns, pois alguns falam tanto e em tom de crítica ou arrogância que despertam a ira dos outros e acabam recebendo respostas que os deixam tristes, pois “Quem fala o quer, pode escutar o que não quer!”

Quando as pessoas se sentem ouvidas, geralmente, se tornam mais dispostas a ouvir os outros também. Ser rápido em ouvir realmente abre as portas para uma maior comunicação, porque ouvir mostra respeito e, quando as pessoas se sentem respeitadas, podem ficar mais propensas a retribuir esse respeito e essa escuta. É importante que sejamos rápidos para ouvir e tardios para falar. A Palavra de Deus sempre nos mostra o melhor caminho e, quando a seguimos, somos abençoados.

Colossenses 4:6

Que suas conversas sejam amistosas e agradáveis,

a fim de que tenham a resposta certa para cada pessoa.

Pr Marcos Dias

Pastor Auxiliar de Famílias – PIBN