Quero ser como criança!

por | out 9, 2023 | Editoriais

Adão nasceu homem, nunca foi criança. Eva também não teve esse privilégio. Mas, fora essas duas exceções, todos já foram criança um dia. Até Jesus foi! Lembra?

Lembra de quando você era criança e não tinha contas para pagar, nem responsabilidades sérias para gerir? Lembra de quando você se alegrava e ria por qualquer motivo? Lembra de quando você ficava supercontente ao aprender algo? Se maravilhava com alguma novidade boba, como uma cigarra cantante ou formiguinhas enfileiradas? Lembra de quando você desafiava a lei da gravidade subindo em muros, escalando paredes sem o menor medo? Lembra de quando você puxava conversa com crianças que você nunca tinha visto antes e de repente vocês eram melhores amigos?

“Oh! Que saudades tenho/Da aurora da minha vida/ Da minha infância querida/ Que os anos não trazem mais!”, já dizia o poeta…

Mas, já que não é possível voltar no tempo e ser criança outra vez, quero te convidar a aprender com elas e ser COMO criança. Ser leve, confiante, tranquilo como uma criança. Ser despretensioso, humilde, puro, cheio de fé. Ser entusiasmado como uma criança!!

A palavra “entusiasmo” vem do grego “em” (dentro) + “theós” (Deus), e literalmente seria ter Deus dentro de nós. Sabemos que com Emanuel, Deus conosco, isso é totalmente possível! Então venha a ser entusiasmado com a vida como uma criança!

1) Aprenda como uma criança. Os pais devem inculcar nas crianças as verdades do Reino. Sabe o que é inculcar? É repetir algo tantas vezes até que fique “agarrado” na mente e no espírito. Portanto, é papel dos pais falar insistentemente com a criança sobre um Deus forte e grande que se torna bebê para vir a este mundo e se entregar à morte por amor a nós. Deus é bem claro sobre essa necessidade de falar aos filhos (Deut 6:7; Deut 11:19; Êx 12:26; Deut 6: 20,21).

É muito interessante perceber essa preocupação pedagógica do Senhor Deus em relação às dúvidas das crianças e ao dever dos pais e líderes de explicar com clareza os motivos da nossa fé!

Por isso, quero ser como criança e te convidar a ser também, estar disposta a aprender, ter o coração ensinável diante das verdades que meu Pai quer me ensinar.

2) Confie como uma criança. Crianças criadas num ambiente de amor confiam completamente que serão cuidadas por seus pais, pois “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se pedir peixe, lhe dará uma cobra? (Mt 7:9 e 10)

Por isso, quero ser como criança e te convidar a ser também. Ser essa criança que não guarda o pão de hoje porque sabe que amanhã o papai compra outro fresquinho. Eu também não quero temer o amanhã… quero confiar que meu Pai sempre proverá para mim.

3) Seja humilde como uma criança. A criança não se envolve com coisas consideradas “importantes”… Seu mundo é pequeno, debaixo de submissão, de dependência total, de certeza que não controla nada.

Por isso, quero ser como criança. Aliás, aprendo isso com o grande Rei Davi. Se ele, sendo poderoso, teve condições de fazer essa confissão ao Pai, quem sou eu para não admitir o mesmo? Quero te convidar a se ser como essa criança, saciada porque acabou de mamar e se sente plenamente cuidada e acolhida e não tem mais necessidade de chorar:

“¹ Senhor, meu coração não é orgulhoso, e meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com questões grandiosas ou maravilhosas demais para minha compreensão.

² Pelo contrário, acalmei e aquietei a alma, como criança desmamada que não chora mais pelo leite da mãe. Sim, minha alma dentro de mim é como uma criança desmamada.

Salmos 131:1,2

Gisele Manhães