O conceito de autoridade tem sido desgastado com o advento da chamada pós- modernidade. É muito difícil exercer o papel de autoridade hoje, sem enfrentar questionamentos de diversos tipos, seja nas áreas da família, da escola, do governo e do país como um todo.

Quando consideramos a vida espiritual, reconhecemos que somente a Palavra de Deus tem autoridade sobre as nossas vidas. E, quando a lemos, desfrutamos da convicção de que não podemos “substituir as palavras escritas da Escritura por algum outro padrão final”, como diz W. Grudem (Manual de Teologia Sistemática: uma introdução aos princípios da fé cristã. São Paulo: Editora Vida, 2001, p.49), ou por qualquer outro livro por mais importante que seja.

Bruce Milne nos ensina que “a Palavra de Deus é a Autoridade final em questões de fé” e “quando nos submetemos à sua autoridade, nos colocamos sob a autoridade do Deus vivo que se revela a nós em Jesus Cristo” (Estudando as doutrinas da Bíblia. São Paulo: ABU Editora, 1998, p. 18).

É interessante observar que, em 2016, José Carlos Fernandes, colunista do Gazeta do Povo, afirmou em seu artigo “Por que a Bíblia é o livro mais lido no Brasil?”, que as três edições da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil (2008, 2012 e 2016)” confirmaram as suas hipóteses quanto à importância das Escrituras Sagradas em nosso solo. Segundo ele, a cada quatro anos em que é feito o levantamento, a Bíblia aparece, soberana, como o livro mais citado e o mais lembrado.

Hoje, o numeroso acesso ao texto bíblico é demonstrado, por exemplo, pelo aplicativo de Bíblia chamado You Version. Nele, é possível encontrar várias versões da Bíblia em português, planos de leitura anual, estudos bíblicos e, dada a sua importância, está comemorando os 500 milhões de downloads que já foram realizados em pouco tempo de sua existência. Vivemos um momento fascinante no qual é possível acessar a Palavra de Deus em papel e também por meio de um simples smartphone! Glórias ao Senhor por isso!

Desejamos que você leia a Bíblia e pratique-a em seu dia-a-dia! Muitas vidas são transformadas após esse maravilhoso encontro! Afinal, felizmente, é por intermédio desse conteúdo que acessamos toda a verdade de Deus, de Gênesis a Apocalipse. Que neste Dia da Bíblia e sempre, possamos reconhecer a Palavra de Deus como nossa autoridade final e vivermos em obediência às suas ordens.

Que para tanto, o Senhor nos abençoe. Seu pastor e amigo,
J. Laurindo