RELACIONAMENTOS TRANSFORMADOS POR JESUS

por | jun 17, 2023 | Editoriais

“Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.”
Mateus 5.23,24

Fomos criados por Deus como seres relacionais e o próprio Criador se relacionava com o homem e depois com a mulher, no jardim do Éden. Deus observou que não era bom que o homem estivesse só, por isso criou a mulher para se relacionar com ele e, finalmente, os dois se relacionariam com Deus. Devido ao pecado que habita em nós após a queda, entendemos que nem todos os relacionamentos são bons, pois cada pessoa tem o seu temperamento, seja colérico, sanguíneo, fleumático ou melancólico, e nem todas as pessoas são compatíveis para se relacionar conosco, porém, podemos aprender que, com a direção do Espírito Santo de Deus e colocando em prática aquilo que Jesus nos ensina sobre relacionamentos, podemos sim ter uma boa convivência, com amor, respeito, dignidade e fé.

A Bíblia nos ensina que o homem é constantemente assediado pelo pecado e os temperamentos destacam esse fato. A Bíblia diz que o homem possui uma “velha natureza”, que é a carne, melhor dizendo, “carne-corruptível”. O temperamento é composto de tendências natas, parte das quais são fraquezas. A Bíblia mostra que só é possível alcançar o poder para vencer os defeitos quando se recebe a Jesus Cristo, pessoalmente, como Senhor e Salvador, entregando-se por completo a Ele.

Susan Pinker, uma colunista do jornal Wall Street Journal, em sua palestra TED, “O Segredo para viver mais pode ser a sua vida social!”, descreve como descobriu que a ilha italiana da Sardenha tinha dez vezes mais centenários do que a América do Norte. O resultado da pesquisa impressionou, pois a razão não era a comida deliciosa ou o sol, mas sim, a qualidade dos relacionamentos próximos.

O pecado interfere diretamente nos nossos relacionamentos. Deus quer que os nossos relacionamentos sejam saudáveis, à luz da Sua Palavra. Relacionamento entre marido e mulher, entre pais e filhos e tantas outras formas de nos relacionarmos segundo a Bíblia.

Para que os demais relacionamentos sejam bons, primeiro precisamos nos relacionar com Deus, através das nossas orações, do estudo e meditação da Palavra. Consequentemente, essa proximidade de Deus nos fará refletir o que aprendemos com Jesus em nossos relacionamentos com o próximo.

“O pecado é mais do que fazer coisas erradas, ele mostra a depravação na natureza humana que afeta tudo!”, e uma das suas conseqüência é nos roubar a alegria dos relacionamentos, sejam sociais, familiares ou conjugais.

À medida que reconhecemos o impacto do pecado em nossos relacionamentos, entendemos o quanto precisamos de Jesus para operar neles com o seu amor, graça e misericórdia. Uma das estratégias que Jesus nos dá é priorizar a reconciliação, lembrando que perdoar quem se arrepende genuinamente e quem evita cometer o mesmo erro de novo é difícil, mas é possível.

Pr Marcos Dias

Pastor Auxiliar da Família- PIBN