SEJA FEITA A TUA VONTADE.

por | jan 21, 2023 | Editoriais

Será que tudo o que acontece é porque essa foi a vontade de Deus?
Por que Jesus nos ensina a orar pedindo a Deus Pai: “Seja feita a Tua vontade”? Será que eu preciso orar pedindo a Deus para que Ele faça o que Ele quer?

Uma das grandes dificuldades para evangelizar um ateu é que quando ele olha para a maldade do mundo e para as injustiças que nos cercam, eles não conseguem acreditar que possa existir um Deus que é bom e poderoso, e que ao mesmo tempo permita que tanta maldade aconteça sem interferir ou impedir essas coisas.
Para compreender essas respostas, é preciso saber que a vontade de Deus se manifesta de duas formas: a VONTADE SOBERANA DE DEUS, e a VONTADE PERMISSIVA DE DEUS.

A vontade soberana de Deus é aquela que está ligada a decisões que Deus toma e que ninguém tem o poder de interferir nem de impedir; e que Ele sabe os motivos pelos quais decidiu assim. Temos como exemplo a decisão de Deus de que Jonas deveria pregar em Nínive. Jonas bem que tentou agir diferente, mas foi obrigado por Deus a obedecê-Lo.

A vontade permissiva de Deus é aquela em que Deus dá liberdade ao ser humano para agir e tomar as suas próprias decisões e atitudes; sendo que um dia Deus irá cobrar a cada um sobre o que fez com essa liberdade.
O grande exemplo é quando Deus se dirige a Caim, antes de ele matar seu irmão Abel, e o adverte dizendo que ele tinha liberdade para fazer o bem ou o mal, mas que iria arcar com as consequências daquilo que fizesse (Gênesis 4.6-7).

Deus tem um plano ideal para cada ser humano; uma vontade que é boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2); mas esses planos não se cumprem de forma automática; exatamente por causa dessa liberdade que Deus nos dá para tomarmos decisões e atitudes. Assim, ao orar pedindo que Deus faça a vontade Dele, devemos pedir que Deus nos dê a orientação necessária e mais ainda; devemos pedir que Deus mova o nosso coração para obedecer às orientações que Ele nos der.

A vontade soberana de Deus sobre a vida do ser humano não é a regra, mas sim, a exceção. O que mais ocorre normalmente é a vontade permissiva. E isso acontece assim exatamente porque a razão da nossa vida aqui nessa terra é criar a oportunidade para que as pessoas se posicionem diante de Cristo; sendo que cada um vai ser julgado por Deus levando em conta as oportunidades que teve para aceitar ou rejeitar a Cristo; e as oportunidades que teve para se arrepender dos próprios pecados (Mateus 11.20-24).

“Não vos enganeis. Deus não se deixa zombar. Portanto, tudo o que o homem semear, isso também colherá.” Gálatas 6.7.

Pr. Marcelo Escandarane Cardoso