“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”
Mateus 28.19,20
Iniciaremos hoje a Campanha de Missões Mundiais 2023 em nossa Igreja. O tema deste ano é “Vamos completar a missão”. A divisa se encontra no texto de Mateus 28.19,20, onde o Cristo ressurreto envia seus seguidores para fazerem novos discípulos em todas as nações. Essa passagem bíblica é conhecida como a “Grande Comissão”.
O pastor João Marcos Barreto Soares, Diretor Executivo de Missões Mundiais, destaca os seguintes números que indicam o desafio que temos para completarmos a missão de fazermos novos discípulos de Cristo em todas as nações da terra (JMM – Revista da Campanha 2023, pp. 4-5):
– Mais de 7.000 povos não alcançados;
– Mais de 4 bilhões de pessoas que ainda não ouviram o Evangelho;
– 90% das pessoas, entre os povos não alcançados, nunca foram evangelizadas ou nunca encontraram com um cristão;
– 90% estão em situação de pobreza;
– Aproximadamente 80% dos povos não alcançados estão localizados em países onde há restrições de moderadas a severas ao trabalho missionário;
– As religiões predominantes entre os não alcançados são o Islamismo, o Hinduísmo e o Budismo. Além de uma boa parcela da população se considerar ateia;
– Existem pelo menos 2.000 línguas que não têm nenhuma porção da Palavra de Deus;
– A maioria desses povos está localizada geograficamente entre o Norte da África, o Oriente Médio e a Ásia, em regiões de difícil acesso;
– 70 milhões de surdos que compõem ainda mais povos não alcançados.
Diante da grandeza desse desafio, devemos nos lembrar que a Grande Comissão nos foi dada pelo Cristo ressurreto em toda a sua autoridade. Lembremos, também, que ele disse que estaria sempre conosco, até o fim dos tempos, ou seja, ele nos acompanhará no cumprimento da tarefa missionária, dando-nos a capacitação necessária para fazermos discípulos de todas as nações.
Assim, envolva-se na Campanha 2023 orando, contribuindo financeiramente, compartilhando o Evangelho com as pessoas e mobilizando outros irmãos da Igreja para que todos participem desse movimento missionário. Que sejamos obedientes ao Senhor, a fim de completarmos a missão!
Pr. Cleverson Pereira Rodrigues
Ministro de Evangelismo e Missões da PIBN